.

.
REDE DN@ PESQUISA é a rede social brasileira de Pesquisa & Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia. Reúne Comitês de Ética em Pesquisa, Instituições de Pesquisa, Pesquisadores e Apoiadores

Translate

Total de visualizações de página

Marcadores

Postagens populares

Flores nano

Imagem em licença Creative Commons, via ZEISS Microscopy.
Este tipo de formação nanométrica nem sempre tem uma aplicação imediata e direcionada. É comum que os cientistas façam coisas inusitadas para se ter uma demonstração de um conceito, de uma possibilidade que a tecnologia em questão permite. Além do que, a beleza ajuda na divulgação do trabalho da equipe e da potencialidade da pesquisa.
Neste caso a imagem foi obtida quando pesquisadores dissolveram cloreto de bário e silicato de sódio em um bequer com água. O dióxido de carbono do ar naturalmente se dissolve na água, e inicia uma reação de precipitação de cristais de carbonato de bário. Em um efeito secundário isto também baixa o pH da solução que está bem próxima aos cristais, o que estão desencadeia uma reação com o silicato de sódio dissolvido. Esta segunda reação adiciona uma camada de sílica à estrutura em crescimento, usa o ácido da solução, e permite que a formação de cristais de carbonato de bário continue.
As cores na imagem não ocorrem naturalmente, foram adicionadas por meio de tratamento computacional da imagem; é uma licença artística dos pesquisadores. Normalmente este tipo de imagem registrada por meio de miscrocopia eletrônica de varredura está em preto e branco. A adição de cores pode servir para facilitar a diferenciação de estruturas que apresentem variações físicas e/ou químicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário