.

.
REDE DN@ PESQUISA é a rede social brasileira de Pesquisa & Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia. Reúne Comitês de Ética em Pesquisa, Instituições de Pesquisa, Pesquisadores e Apoiadores

Translate

Total de visualizações de página

Marcadores

Postagens populares

Armadura líquida funciona como colete à prova de balas

Tecnologia de defesa é mais leve e flexível - sem deixar a proteção de lado

Líquido não newtoniano a prova de balas (Foto: Reprodução/Reuters)
Se você precisasse se proteger de um tiro, certamente escolheria um colete à prova de balas de aço e não um líquido. Mas talvez a segunda opção seja mais eficaz - com o líquido certo, claro. A Moratex, empresa polonesa de tecnologia e segurança, usou uma substância curiosa na sua mais nova tecnologia de defesa. O fluido espesso fornece uma proteção maior, além de ser mais leve e mais flexível do que os materiais anti-balísticos padrões.
"Mesmo nos casos em que há colete à prova de balas de aço, o usuário pode perder a vida ou ser gravemente ferido", disse o vice-diretor da Moratex, Marcin Struszczyk a Reuters. "Graças às propriedades do líquido, eliminamos totalmente esta ameaça. Nós reduzimos a deflexão de 4 centímetros para 1 centímetro”.
Isso significa que as balas atiradas contra a barreira líquida não penetram tão profundamente - nem tão facilmente. O líquido fica dentro de um colete e é capaz de parar balas disparadas a menos de 500 metros.
  (Foto: Reprodução)
E, embora a empresa não tenha revelado qual é o líquido, sabe-se que ele é um fluído não newtoniano. Ou seja, ele endurece de acordo com a pressão exercida nele: quanto maior a pressão, maior a resistência do líquido, tornando-se quase sólido. Isso significa que, quando a munição é atirada no líquido, ele se torna intransponível e amortece o projétil, protegendo o usuário de ser atingido.
A Moratex diz que não vai demorar muito para que a polícia e as forças militares possam adquirir o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário